segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Bolas!

Olá!
Para começar bem a semana, nada melhor que um belo petisco: Bolas de Berlim!!! Vejam só o aspecto maravilhoso delas...
Já há muito tempo que procurava uma receita para fazer bolas, que é um dos bolos preferidos do meu filho (e de todos cá em casa e arredores, hehehe!).
Mas como odeio fazer massas manualmente, nunca sequer cheguei a experimentar nenhuma receita. (Eu cá sou mais de comprar a massa para as minhas tartes e quiches!)
Então, descobri uma receita destas bolas, em que a massa é feita na máquina de fazer pão (que comprei há uns tempos, depois de verificar pessoalmente os seus bons resultados com várias pessoas amigas!).
Depois é só fritar as bolas, fazer o creme de pasteleiro e rechear...nada de muito complicado, e também não demora assim tanto tempo, apenas o tempo da máquina preparar a massa e o tempo de repouso da massa depois de estendida!
A receita encontrei no blog "Receitas da Belinha gulosa":

Ingredientes:
1 Embalagem de Farinha Brioche Branca de Neve
220 ml de Água
Óleo para Fritar
Açúcar e canela
Creme de pasteleiro:
0,5ltr de leite
250 gr de açucar(usei só 200gr)
80 gr de amido de milho espiga(usei metade farinha amizena,e metade de farinha custard)
3 gemas
casca de limão e pau de canela

Preparação MFP:
1. Coloque na cuba da máquina a água e a farinha para pão de brioche. Seleccione o programa massa lêveda ou massa de pizza..
2. Quando o programa terminar retire a massa para uma superfície enfarinhada.
3. esticar a massa com o rolo com serca de 2 com de espessura e corte com um copo ou uma caneca com cerca de 6 com de diâmetro.Deixar levedar cerca de 50 a 60 minutos
4. Aqueça o óleo a 170ºC e frite as bolinhas até ficarem douradas. Escorra-as sobre papel absorvente e passe-as pelo açúcar e canela(esta ultima opcional).
5. Faça-lhes um pequeno corte ao meio e recheie-as com o creme de pasteleiro
Para o creme de pasteleiro:
1-juntar tudo num tacho e levar ao lume até engrossar,depois de frio é que se recheiam as bolas,por isso convém fazerem antes o recheio..

E pronto, como de costume não tenho muitas novidades para partilhar...finalmente rendi-me aos SAL's e inscrevi-me em dois, mas ainda não comecei, por isso espero em breve poder dar notícias! Para além disso, ando a rondar o meu cesto do ponto cruz e as minhas revistas para ver se me inspiro! Também ando a sondar as revistas nos quiosques, mas parece que nem assim! Espero confirmar o sexo dos meus bebés para depois ver se me dá mais vontade de lhes bordar qualquer coisinha...

4 comentários:

Letra a Letra, Passo a Passo disse...

Estavam uma delícia!!!!!!
Estás mais do que aprovada! Como seria de esperar, os exemplares que me enviaste vieram todos parar à minha barriguita... hmmmmmmm... deliciosas!

Tânia disse...

Ai que maravilha, já comi umas quando me pediam para comer uma coisa muito doce para as ecografias. Sou gulosa, mas as bolas de berlim que eu não dispenso são aquelas que se vendem na praia lá em Tavira, mas sem creme... Que delícia!
Beijocas para ti e para os gémeos

Tânia disse...

Ai que maravilha, já comi umas quando me pediam para comer uma coisa muito doce para as ecografias. Sou gulosa, mas as bolas de berlim que eu não dispenso são aquelas que se vendem na praia lá em Tavira, mas sem creme... Que delícia!
Beijocas para ti e para os gémeos

Isabel Salvador disse...

Só agora vi que tinhas feito hehehe, muito bonitas mesmo que ficaram, beijinhos