terça-feira, 30 de novembro de 2010

Sugestão para os dias frios

Acabaram-se os semifrios, as tartes, os bolos-pudim, e tudo o mais que é bom de comer fresquinho! Agora é a vez dos bolos secos, das tortas com recheios divinais, das bolachas, dos cupcakes...tudo para acompanhar um chazinho numa destas tardes frias de inverno!

Já vos tinha falado deste bolo num post qualquer, que escrevi enquanto ele ainda estava quentinho, acabadinho de sair do forno!
É a combinação perfeita para estas tardes...bolo de nozes e passas! Como eu adoro a combinação destes dois ingredientes! Até agora costumava fazer pão de nozes e passas, e quando descobri esta receita, apressei-me a experimentá-la...e está aprovadíssima!!! Vou repetir certamente!
8 ovos, 1 chávena de chá de manteiga, 1 chávena e meia de chá de açúcar, 2 chávenas de chá de farinha, 1 colher de sopa de fermento, 100g de nozes moídas, 100g de passas

Bater as claras em castelo. Bater as gemas com o açúcar e a manteiga até ficar um creme muito claro. Colocar a farinha e o fermento e continuar a bater até misturar bem. Retirar da batedeira e acrescentar as claras em castelo, misturando os dois de forma delicada. Por último, colocar as nozes moídas e as passas. Levar ao forno a 180º até ficar dourado e firme.

Bom apetite!

5 comentários:

Anónimo disse...

Não dá para fazer este bolo mas sem passas é porque os meus pequenos nao gostam.

Anónimo disse...

Não dá para fazer este bolo mas sem passas é porque os meus pequenos nao gostam.

Anónimo disse...

Adoro e sigo o seu blogue e gostava de saber onde posso adquirir o seu livro pois tenho muita coriosidade de o ler.
Por favor responda-me!

Letra a Letra, Passo a Passo disse...

Muito boa esta sugestão, com ingredientes que adoro!

Carla disse...

Bom dia! Venho responder aos três primeiros comentários, uma vez que não o posso fazer de outra forma...
Em relação ao primeiro, não experimentei o bolo sem passas...com certeza será possível, ficará um bolo ligeiramente mais seco, pois as passas conferem-lhe aquele toque especial, mas deve ficar bom na mesma!
Quanto ao meu livro, trata-se de uma edição da Junta de Freguesia e, portanto, só na mesma é que se encontra à venda, uma vez que eles não promoveram a sua venda de outra forma (apenas no lançamento e noutra situação logo de seguida, em 2009, portanto). Contudo, poderei eu própria tratar disso, e enviá-lo por correio, se for do seu interesse. Para isso, envie email e combinamos.
Abraço!