sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Reflexões natalícias...

Afinal quando é a altura certa para montar a árvore de Natal?
O Natal não é quando o homem quiser?
Agora até anda um artigo a circular pela internet com as datas em que se devem integrar os vários elementos natalícios...isso para mim é completamente secundário. Logo eu que tenho o Menino Jesus e um presépio bem no coração de casa durante TODO o ano! Alegam-se justificações bíblicas...mas será mesmo que pautamos sempre os nossos atos por justificações bíblicas?!
Por acaso cá em casa sempre tivemos o hábito de montar a árvore e respectivas decorações natalícias no dia 1 de Dezembro. Depois tiraram-nos isso (entenda-se, o feriado). Começamos a tratar disso no início do Advento.
Este ano calhou de ser um fim de semana antes do início do Advento. As gémeas já viam Natal por todo o lado (no comércio é o descalabro total!), e começaram a pedir...
Cerca de 1 mês antes do Natal não é demasiado cedo para começar a viver uma época tão bonita. Mas cada um faz como quer e ninguém tem nada a ver com isso! Só me irritam os comentário do "jáááá?", do "tão cedo?", e, pior ainda, do "detesto o Natal", "para mim é uma altura tão triste"...compreendo que isso se deve a acontecimentos tristes por altura do Natal, a perda de pessoas próximas, etc... (Eu própria também vivo com a recordação bem presente da morte do meu avô no dia 26 de Dezembro, há alguns anos atrás). Mas não precisam de ofuscar a felicidade de quem gosta desta época com comentários desses.
Para além disso, o Natal, que significa muito mais que o nascimento de Jesus, deveria significar ainda mais para essas pessoas! Deveria ser um tempo de fé, de esperança, de amor...o Natal devia proporcionar a cada um uma oportunidade de reflexão, de introspecção, no sentido de encontrar um novo rumo para a vida que se renova, uma nova força no coração de quem acredita. O Natal, por muitas memórias tristes que nos possa transmitir, devia ser uma época de alegria. Foi esse o legado que Jesus nos deixou. Não veio ele ao mundo para nos salvar? Então porque tanta gente continua a "ignorar", a "desprezar" e a entristecer uma festa tão bonita como o Natal?
Sejam felizes e tenham um Feliz Natal (à vossa maneira, com ou sem decorações, com ou sem grandes festejos)...

3 comentários:

Maria do Mundo disse...

Na minha opinião, cada um deve decorar a sua casa quando bem entender. Eu adoro o Natal. E, no Natal não sigo só tradições, digamos que profanas. Em minha casa não falta o presépio, pois o Natal é o nascimento do menino Jesus. Tento sempre melhorar alguma relação que esteja um bocadinho mais deteriorada. O meu Natal é, sobretudo, estar em paz com as pessoas.

AvoGi disse...

Eu só começo a hiperventilação lá para a segunda semana de dezembro. Natal é em dezembro é quando nasce o Cristo Salvador
Kis:=)

AMOR XXS disse...

A tradição já não é o que era! :) Este ano vou seguir porque estou atrasada, caso contrário, a árvore já estaria montada a meios de Novembro.